❇ As principais causas de urina escura são:
.
1⃣ Beber pouca água
.
Beber pouca água durante o dia é a principal causa de urina escura, isso porque quando se consome menos água há maior concentração das substâncias que são eliminadas na urina.
.
2⃣ Segurar o xixi
.
Segurar o xixi por muito tempo também pode deixar a urina mais escura, uma vez que as substâncias que são normalmente eliminadas pela urina ficam acumuladas, alterando a cor da urina.
.
3⃣ Infecção urinária
.
A infecção urinária é também uma situação frequente que pode fazer com que a urina fique escura, principalmente nos casos em que a infecção é crônica. Isso porque nesses casos pode haver comprometimento dos rins, resultando em maior concentração da urina e podendo também haver liberação de sangue na urina.
.
4⃣ Pedra nos rins
.
A pedra nos rins também pode deixar a urina mais escura, já que é comum que essa situação é favorecida pela diminuição da quantidade de água consumida durante o dia, o que deixa a urina mais concentrada, além de também ser comum que existe eliminação de sangue pela urina, o que torna a urina mais escura.
.
5⃣ Problemas no fígado
.
Algumas alterações no fígado, como cirrose e hepatite, por exemplo, podem comprometer a função desse órgão e causar o escurecimento da urina.
.
6⃣ Alterações nos rins
.
Algumas situações podem comprometer o funcionamento dos rins de forma que o processo de filtração e absorção pode ser prejudicado, o que pode fazer com que a urina fique mais concentrada e, consequentemente, mais escura.
.
7⃣ Sangue na urina
.
Outra causa que pode deixar a urina mais escura é a presença de sangue, o que pode acontecer devido a diversos fatores, como infecções urinárias que atingem a bexiga ou os rins.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp